
descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse.
matemáticas: operações fundamentais, simetria, enumeração.
ciências: o ciclo da água, o submarino, simulação elétrica.
geografia: colocar os países sobre um mapa
jogos: quebra cabeças, xadrez, memória (destaque para a ferrovia), etc
leitura: prática de leitura e reconhecimento do alfabeto.
outro: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial,...
Exitem algumas restrições de usabilidade: Até a versão 8.2, o programa não está traduzido para o português do Brasil (pt_BR). A tradução completa está disponível apenas para as versões 8.2.1 em diante. Por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo. Existem alguns erros (bugs) no jogo de completar palavras.
Ao abrir o programa, encontra-se o menu, trazendo as opções de temas para jogar. São elas: Atividades de Entretenimento, matemática, tabela, computador, experiências e leitura. Abaixo, encontram-se as opções:
- Computador: Desligar,
- Avião: Acerca do jogo,
- Ferramentas: Configurações e
- Ponto de interrogação: Ajuda.
Nas demais telas do Gcompris, encontra-se também os comandos:
- Casa: volta a tela anterior,
- Polegar: mostra se a questão está correta,
- Dado: mostra o nível de dificuldade
- Nota de música: repetir a pergunta
Passando o cursor sobre os ícones, aparecem as definições dos jogos. E para cada jogo, encontra-se as instruções no ponto de interrogação.
Na página oficial é possível baixar o programa tanto na versão para Linux quanto para o Windows, em mais de seis idiomas, inclusive o português do Brasil. http://gcompris.net/-pt-br-
Um comentário:
O jogo é fabuloso, excelente para trabalhar com crianças iniciantes no manuseio do teclado e do mouse, no jogiinho de coordenação motora do mouse e teclado, aliás, ele deveria ser um dos primeiros contatos de nossas crianças com o computador.
Suelyne Rios
Postar um comentário