quinta-feira, 15 de maio de 2008

Gcompris: o jogo completo

O Gcompris é um jogo educativo completo. Com ele é possível se trabalhar diversas habilidades cognitivas. A interface é chamativa, colorida, bonita e bem chamativa, ideal para as crianças pequenas da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Desenvolvido por um francês, GCompris, ou "j'ai compris" em francês, significa "eu entendi". O menu principal apresenta as opções: jogos de tabuleiro, jogos matemáticos (soma, subtração e multiplicação até um dezena) , jogos de memória, jogos de raciocínio lógico e puzle. Na verdade, o Gcompris é uma coletânea com diversos jogos juntos onde o educando pode aprender cores, quantidades além de desenvolver diversas habilidades: raciocínio lógico-matemático, percepção, análise e síntese visual, associação, cores auxiliando e motivando o processo de aprendizagem. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são em torno de 100:
descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse.
matemáticas: operações fundamentais, simetria, enumeração.
ciências: o ciclo da água, o submarino, simulação elétrica.
geografia: colocar os países sobre um mapa
jogos: quebra cabeças, xadrez, memória (destaque para a ferrovia), etc
leitura: prática de leitura e reconhecimento do alfabeto.
outro: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial,...

Exitem algumas restrições de usabilidade: Até a versão 8.2, o programa não está traduzido para o português do Brasil (pt_BR). A tradução completa está disponível apenas para as versões 8.2.1 em diante. Por possuir inúmeras possibilidades, as crianças, muitas vezes, ficam querendo ver todos os jogos sem se fixar em nenhum. É preciso orientá-las para quais atividades devem fazer, se o professor tiver o intuito de explorar algum conteúdo. Existem alguns erros (bugs) no jogo de completar palavras.

Ao abrir o programa, encontra-se o menu, trazendo as opções de temas para jogar. São elas: Atividades de Entretenimento, matemática, tabela, computador, experiências e leitura. Abaixo, encontram-se as opções:

  • Computador: Desligar,
  • Avião: Acerca do jogo,
  • Ferramentas: Configurações e
  • Ponto de interrogação: Ajuda.

Nas demais telas do Gcompris, encontra-se também os comandos:

  • Casa: volta a tela anterior,
  • Polegar: mostra se a questão está correta,
  • Dado: mostra o nível de dificuldade
  • Nota de música: repetir a pergunta

Passando o cursor sobre os ícones, aparecem as definições dos jogos. E para cada jogo, encontra-se as instruções no ponto de interrogação.

Na página oficial é possível baixar o programa tanto na versão para Linux quanto para o Windows, em mais de seis idiomas, inclusive o português do Brasil. http://gcompris.net/-pt-br-

Um comentário:

@ntenados disse...

O jogo é fabuloso, excelente para trabalhar com crianças iniciantes no manuseio do teclado e do mouse, no jogiinho de coordenação motora do mouse e teclado, aliás, ele deveria ser um dos primeiros contatos de nossas crianças com o computador.
Suelyne Rios