quinta-feira, 3 de julho de 2008

O pacote Broffice

O Br Office é uma suite de escritório (conjunto de aplicativos) que contém editor de texto, planilha eletrônica, apresentações, etc. Segundo o site do projeto (www.broffice.org), "O BrOffice.org é, por enquanto, a única opção em português de um pacote de aplicativos para escritório em código aberto. Em inglês, é conhecido como OpenOffice.org - que está com uma nova versão, em fase beta, disponível na rede, mas, por questões judiciais, por aqui recebeu o nome de BrOffice.org. Distribuído pela primeira vez gratuitamente em outubro de 2001, o programa em português está em sua versão 2.4.1, tem 113 MB para download e traz seis softwares: Writer, editor de texto; Calc, de planilha eletrônica; Impress, de apresentações; Draw, para ilustrações em 3D; Math, editor de fórmulas matemáticas; e Base, para banco de dados."
É derivado inicialmente do StarOffice, da empresa
Sun, e sua principal vantagem é ser gratuito além de ser um Software Livre, ou seja, tem código fonte aberto e versões diferentes para rodar em vários sistemas operacionais (windows, Linux, Mac). Outra vantagem é que o BrOffice abre a maioria dos arquivos do MS Office (windows). Todavia, como acontece freqüentemente com programas livres, a versão do BrOffice.org em português do Brasil foi compilada e traduzida por muitos voluntários em todo o país e portanto está sujeita a alterações, falhas e limitações. É uma excelente opção para usuarios e empresas que não dispõe de recursos financeiros para comprar o pacote Office do Windows e não querem se aventurar na pirataria.

A questão da Compatibilidade

O BrOffice.org visualiza e edita arquivos do MicroSoft Office (criados em Word, Excel e PowerPoint) com maior ou menor sucesso (mas, em geral, bastante bem) sob sistemas Windows 95, 98, Me, NT, 2000 e XP, pois: estes arquivos guardam a maior parte de compatibilidade desde a versão 6.0 e o código para abrir estes arquivos também não tem mudado muito.
Entretanto, e evidentemente, a MicroSoft protege as vendas dos seus produtos monopolistas por meio da incompatibilidade, já que a empresa opera dentro de uma filosofia de concorrência. Assim, a compatibilidade nunca será total, pois a MS não deseja isso. Em geral os documentos básicos gerados por programas proprietários podem ser lidos e trabalhados sem problemas, embora em determinadas situações possa haver alguma perda de layouts. Uma fonte de incompatibilidade são os objetos embutidos, como figuras ou planilhas inseridas em um documento de texto. Planilhas protegidas por senhas não podem ser abertas pelo BrOffice.org. Aliás, essa filosofia sempre trouxe transtornos freqüentes: foi comum documentos criados no Word do Office95 não serem lidos pelo Word do Office97, por exemplo.
Evidentemente, nesse caso o problema não é que a MicroSoft não consiga manter a compatibilidade entre seus produtos, mas que, a compatibilidade seja dificultada para forçar os usuários a comprar as novas versões ou que a adição de novos recursos realmente torne os produtos incompatíveis. Portanto, ao se adotar o BrOffice.org é melhor esquecer outros programas, pois a interoperabilidade sempre gerará problemas.
É importante lembrar que o BrOffice.org não é um MS Office gratuito, é outro programa com filosofia, recursos e métodos de trabalho próprios. Assim, ao se adotar o BrOffice.org é melhor trabalhar com arquivos no formato BrOffice.org e não com arquivos convertidos.
Entretanto, a migração para o BrOffice.org pode ser bastante tranqüila pois a aparência e os recursos dos programas principais, Writer, Calc e Impress, são muito semelhantes à de programas com funções parecidas e as mudanças nos menus não trazem muitos transtornos para os trabalhos comuns. Assim, não geram grande consumo de tempo para aprendizagem das diferenças com outros programas. Deve-se ressaltar que, como já foi dito anteriormente, a troca de arquivos com outras pessoas, empresas ou instituições continua possível, mesmo que elas usem outros programas, pois o BrOffice.org permite salvar arquivos, tais como textos, planilhas, apresentações, e em diferentes formatos, que podem ser lidos por esses programas. (fonte: http://www2.ufpa.br/dicas/open/oo-defi.htm)

Maiores informações no site do projeto: http://http://www.broffice.org/.
Este mês destacaremos principalmente o Writer, Calc e o Impress demonstrando suas aplicações na educação formal.

Nenhum comentário: