quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Noticia: Fortaleza lança Plano Diretor em SL

A notícia é velha, mas as novas são excelentes. Copiado discaradamente, do blog do Eder Marques, membro do PSL-CE que está em Timor Leste (boa sorte, meu amigo virtual nesta nova aventura), temos a satisfação de anunciar com um mês de atraso, o Lançamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação em Software Livre da prefeitura de Fortaleza. Totalmente focado em Software Livre, com ampla consulta a vários segmentos do setor (comunitário, acadêmico, empresarial, governamental, etc), tal documento constitui-se em um marco para a Administração Pública municipal. Parafraseando o Eder Marques "sempre fui e continuo sendo bastante crítica quanto a questão do Software Livre na prefeitura de Fortaleza, mas nem por isso deixo de tirar o chapéu para as iniciativas que estão ocorrendo e que irão ocorrer." Disponibilizado sobre uma licença Creative Commons, o material pode ser baixado do site da comunidade 4CMBr, dentro do portal do Software Público Brasileiro.
O lançamento ocorreu em novembro de 2008, no auditório da FIEC, e contou com a presença de diversos representantes de vários setores. O documento com cerca de 90 páginas mencionou os LIES - Laboratórios de Informática Educativa e a Cooperativa do Pirambu digital, fcomo alternativas a exclusão digital e capacitação em software livre. Ponto para Fortaleza! Mas estamos de olho, se o plano de fato sairá do papel!

Fonte: Blog do Eder Marques

5 comentários:

Karla Brasil disse...

Sinara, adorei seu email e estaremos juntíssimas em 2009 adoro seus toques viu, vc me ajuda muitíssimo, e já me adicionei e fucei tudo que vc me sugeriu. Que venha 2009 para nós amiga!

Leonor Cordeiro disse...

Querida Sinara,

“Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração.” Camus sabia o que era esperança. Suas palavras: “E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível...” Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “a despeito de”: coisa divina. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce...”
(Rubem Alves)


Obrigada por ter feito parte do meu caminhar no ano que está terminando.
Que 2009 traga para você muita paz, saúde e alegria. Que a esperança seja sua companheira para fazer sempre renascer o seu coração!
Um grande abraço!
Com carinho e afeto,

Leonor Cordeiro

Vanessa dos Santos Nogueira disse...

Olá!!

Estou passando para agradecer pelo Prêmio Dardos, só agora consegui fazer a minha lista!

Adorei!!!

bjs

VanessadosSantosNogueira
Ciberespaço na Escola

Franz Kreuther Pereira disse...

Oi, Fadinha. Que saudade da nossa brincadeira de amigo secreto e da viagem virtual!!! Indiquei seu blog para o Premio Dardos. Confira lá no meu blog. Bjs. Franz

Leca Pedro disse...

Prezados,

Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Calendário da 4ª ONHB
Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012


Atenciosamente
Alessandra Pedro
Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
Museu Exploratório de Ciências
Caixa Postal 6025
UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970 - Campinas – SP
Brasil