quinta-feira, 26 de junho de 2008

Prova do Mestrado em Educação Brasileira UFC 2008

Para quem me pediu a Prova do mestrado 2008 UFC para area de informática educativa. As perguntas foram: Questão geral: (valor 5 pontos) (para todos: matematica, ciências e tecnologias digitais)

  • Como pensar a articulação educação - curriculo - ensino, num contexto que contemple a realidade socio-cultural e educativa contemporanea?

Eixo temático: tecnologias digitais no ensino

Atualmente há um esforço governamental para ampliar o uso da tecnologia digital na educação, refletido em açãoes e programas de educação a distância, informatica educativa, inclusao digital e acessibilidade. Discuta com base na literatura (valor 5,00 pontos)
a) quais os impactos e limitações desses programas para a melhoria da educação brasileira?
b) quais os desafios para a implantação efetiva desses programas?

A média para ir para segunda fase é 6 (seis), 2a fase análise do curriculo e projeto, 3a fase entrevista. Foram disponibilizadas apenas duas vagas.

Bibliografia sugerida

1. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus,
2003.
2. OLIVEIRA, Celina Couto et al (2001). Ambientes Informatizados de Aprendizagem: produção
e avaliação de software educativo. Campinas, São Paulo: Papirus, 2001.
3. Valente, José Armando (org). Educação a distância via Internet. Campinas, São Paulo: AverCamp Editora, 2005.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Sinara,
Sou Mestranda em Educação pela UFC na área de Educação, no eixo Tecnologias Digitais na Educação e o que digo qto a sua afirmação é que ela não é verdadeira, pois se vc acessar o link vc vai ver a referência que foi dada. Nenhum aluno tinha o direto de reclamar, concorda?
http://hbn.multimeios.ufc.br/moodlepg/mod/resource/view.php?id=14
Atenciosamente,
Paula Patrícia

Sinara Duarte disse...

Patricia, obrigada por contribuir, mas se vc tiver a curiosidade de abrir a bibliografia de 2008, a linha de pesquisa Educação, Curriculo e Ensino não houve indicação de bibliografia para a questão geral, apenas para os eixos temáticos, mas na dúvida achei melhor retirar a parte que mencionava a falta de referência, no mesmo endereço que vc postou. bjs

apms disse...

Olá, tentarei na sexta uma seleção para doutorado nesse eixo de tecnologia digital. Foi ótimo ver as questões, assim posso ir um pouco mais preparada. Tem mais alguma dica para a seleção?