segunda-feira, 9 de junho de 2008

Xboard: xadrez para linux

O Xboard é um tabuleiro gráfico de xadrez para Linux onde o usuário poderá jogar via internet ou local.

Aspectos positivos: Pode se jogar sozinho, homem versus homem, homem versus máquina. A interface é bonita e as cores podem ser alteradas. Istalada diretamente pelo apt-get.

Aspectos negativos: Para jogar na internet é necessário ser cadastrado em um servidor de xadrez. Por exemplo no CEX - Centro de Excelência de Xadrez.

È importante ressaltar que é necessita que seja instalado o GNU chess senão ele não funciona. Quem quiser pode jogar na internet com outra pessoa acessando o xboard, agora precisa fazer cadastro (login e senha) no freechess (www.freechess.org) é gratuito. Outra desvantagem é a tela pequena, menu em inglês além de não criar um icone no menu iniciar.

Dica: Na opção MODE --> EDIT GAME, você pode colocar para pessoa versus pessoa, não apenas maquina versus homem. Precisa criar opção no menu inicar que não aparece.

2 comentários:

xadrez disse...

O Xadrez Livre é um servidor moderno para jogos de xadrez online totalmente de graça e desenvolvido em Software Livre. No Xadrez Livre você pode jogar xadrez com outros usuários ou com robôs, além de interagir com os demais usuários através das salas de bate-papo. Para começar a jogar você não precisa instalar nenhum outro programa, basta fazer o seu cadastro, entrar e jogar!

Desenvolvido totalmente em software livre:

http://xadrezlivre.c3sl.ufpr.br

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!