terça-feira, 9 de setembro de 2008

Noticia: Fortaleza compra o LEGO

Apenas para confirmar minha denúncia, público a notícia vinculada nos grandes canais de comunicação da cidade. Realmente, a própria PMF, aproveitando da proximidade do pleito eleitoral, está colocando em ação, o projeto Lego Zoom de Educação tecnológica, comprando softwares proprietários quando há quatro anos, no início de sua gestão se comprometia em investir em software livre. Lembrando que a questão não é o projeto em si, o mesmo é excelente, mas o que se questiona é o custo de implantação do mesmo que poderia ter sido 1/10 menor caso adotasse o software livre e mão de obra local. Eis na íntegra a noticia que saiu no Jornal O Povo, no dia 29/08/2008, também vinculada na pagina oficial de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br) e na página da Secretaria Municipal de Ensino (www.sme.fortaleza.ce.gov.br).

A robótica como ferramenta pedagógica deve ser empregada a partir de setembro, em parte da rede municipal de ensino. Cerca de 250 professores vêm sendo capacitados para desenvolver o Projeto Lego Zoom de Educação Tecnológica em 30 unidades das seis Regionais. A idéia é aliar conhecimentos teóricos e práticos para auxiliar no aprendizado de matemática e ciências do ensino Fundamental II. O projeto, a princípio, segue em fase piloto, mas tem boa aceitação entre o corpo docente e deve ser ampliado, conforme a Secretaria Municipal da Educação (SME).

Os professores estão sendo capacitados na colégio Filgueiras Lima, no Jardim América. Ontem, eles desenvolveram um buggy. Antes, já haviam construído gangorras. As peças ganham movimento controlado por computadores, usando como base conhecimentos da sala de aula. O período de capacitação, aberto no último dia 11, deve terminar em 8 de setembro. De acordo com o coordenador de Ensino de Matemática da SME, Dalmário Heitor, os docentes vêm aprovando a iniciativa. A meta é empregá-la logo em seguida nas 30 unidades.

Evasão
A nova ferramenta, além de garantir um bom aprendizado, deve reduzir os índices de evasão. Esta é a opinião da professora de matemática Veneza Custódio, 45, docente na Lagoa Redonda. "Estimula o aluno a vir para a escola. Muito do que ele aprende na lousa será usado aqui. Para fazer esse buggy, o aluno trabalha velocidade, tempo, geometria, força, peso", enumera. Já o professor de informática Carlos Cruz, 50, do bairro Itaoca, aponta mais benefícios. "A robótica é fácil de aprender e de ensinar. Desenvolve muito o raciocínio lógico. Os alunos vão gostar", aposta.

A robótica une lousas e computadores; alunos, professores e máquinas - e serve como um instrumento de desenvolvimento humano. É o que mostra o orientador da Edacom Tecnologia, Márcio Domingos. A empresa representa a Lego no Brasil e desenvolve o projeto. "Não é um brinquedo. É um instrumento educacional. Já empregamos no Sul, no Sudeste, na Bahia. Onde foi empregado, diminuímos a evasão e a repetência", comenta.

Segundo o orientador, cada série do Fundamental II tem modos de aprendizado diferentes. "Não é difícil. Aprende-se passo a passo. São 828 peças para montagens infinitas. Serão grupos de quatro alunos e cada um tem função diferente", explica. Dalmário adiantou que a SME pretende ampliar o projeto ainda neste ano. Com a fase atual, ele estima, devem ser beneficiados 19 mil anos, do 6º ao 9º ano.

fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/815524.html

Nenhum comentário: