quinta-feira, 16 de outubro de 2008

BrOffice 3.0: saiu nova versão


A comunidade OpenOffice.org anuncia o lançamento do primeiro beta do OpenOffice.org 3, e pede a ajuda aos beta-testers, para testarem e avaliarem a próxima grande versão desse maravilhoso e livre suite de aplicativos.

Esta versão beta foi disponibilizada para permitir que os usuários testem e avaliem a próxima grande versão do OpenOffice.org, mas não é recomendado para uso em produção por motivos óbvios.

Entre as principais mudanças para o OpenOffice.org 3.0 destacamos:

* Novo "Start Centre";
* Novos ícones;
* Novo controle de zoom na barra de estado;
* Melhorias significativas no Writer, Draw e Impress;
* Suporte ao OpenDocument Format (ODF) padrão 1.2;
* Capacidade de abrir arquivos criados com MS-Office 2007 ou MS-Office 2008 para Mac OS X (. Docx,. Xlsx,. Pptx , Etc.).
* Inserção de música nos slides do Impress

Como é uma versão beta, é necessário testar antes.. Quem tiver interesse ja pode baixar e testar, no caso estão precisando de pessoas para isso.

Gráficos em tempo real

As novidades do BrOffice.org 2.3.1 começam no ato da instalação. Um novo recurso permite que o usuário seja avisado quando houver uma nova versão disponível para atualização.

Um dos recursos mais incríveis do pacote BrOffice.org é a possibilidade de transformar o seu documento no formato PDF nativamente — ou seja, este recurso já é padrão e não precisa instalar um software a mais em seu computador. Essa característica acompanha o editor de textos Writer. Na nova versão, a guia ‘‘Visualização’’ permite ver o documento em PDF. Na guia ‘‘Segurança’’ pode-se também inserir senha de abertura ou de modificação no arquivo em PDF.

No Calc, as modificações foram bastante significativas. Agora, na hora da impressão, o Calc só irá imprimir a planilha visualizada no momento. ‘‘Na versão anterior tínhamos de configurar após a instalação para que isto fosse feito. Agora, muitos dos itens que o pessoal do suporte tinha que configurar não serão mais necessários’’, afirma Lucas Filho.

Mas mudanças mesmo sofreram os gráficos. A equipe de desenvolvimento reescreveu todo o módulo dos gráficos, deixando-os com uma interface mais amigável e mais inteligente. Eles agora são visualizados em tempo real. A exibição em 3D foi aperfeiçoada e novos modelos e recursos de gráficos estão disponíveis.

Já no Impress, a ferramenta FontWork que estava com um problemas na versão anterior (2.3.0), foi corrigida e está 100% funcional. Esta ferramenta lembra as WordArts de seu rival PowerPoint.

Um guia mais detalhado com todos os novos recursos pode ser encontrado aqui.

OpenOffice.org 3 beta está imediatamente disponível em Inglês E.U. para as plataformas MS-Windows, GNU/Linux, Mac OS X OpenSolaris.

Mais informações no anuncio oficial de lançamento.

Download: OpenOffice.org 3 beta

Fonte: comunidade-linuxnarede.eti.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sinara,

Atendendo ao seu pedido disponibilizei no meu blog os slides da palestra sobre Informática na Educação e Software Livre. Quando tiver um tempinho dê uma olhada no artigo do blog.

Luis Marcos Leite disse...

Sinara,

Quando vc se refere ao termo "uso em produção" está se referindo ao uso em empresas, organizações, etc?
Tem gostado desta versão? Já saiu a vs. pt-br?

Abraço

Sinara Duarte disse...

Isso mesmo, como é beta, e empresas tem maiores riscos financeiros, não é interessante colocar a versão 3.0 como padrão por enquanto. Ainda não tive tempo de baixar estou no Paraná, no LatinoWare e vou trazer novidades para o blog, com certeza, mas em novembro, faço questão de testar a vesão pt_br (segundo alguns sites, ja saiu sim).