sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Artigo falando sobre a possibilidade de um orkut educativo

Hoje no Cesol 2008 muita gente questionou a possibilidade de usar o Orkut na Educação, ai lembrei que tinha escrito em parceria com uma amiga este artigo em 2007. Na verdade, este artigo acabou virando tema da monografia dela com o mesmo título. Aqui disponibilizo apenas o resumo mas quem tiver interesse de ler ele completo tem a fonte. A Revista Educação Temática Digital é uma das mais respeitadas publicações acadêmicas, é semestral mantida e organizada pela UNICAMP.

Quem você conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut, por Glenilce Maria de Sousa Forte e Sinara Socorro Duarte Rocha.

Resumo: Este artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula. Palavras-chave: Comunidades virtuais; Orkut; Novas tecnologias na educação
Texto completo: PDF ou http://143.106.58.55/revista/viewarticle.php?id=279

Se for utilizar como bibliografia: FORTE, G.M.S & ROCHA, S.S.D. Quem você conhece? Discutindo as possibilidades educativas do Orkut. Revista ETD - Educação Temática Digital. São Paulo. Vol. 9. n.1 dezembro de 2007.

Nenhum comentário: