sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Colocando desenhos dentro do tuxpaint

Primeiro lugar, é preciso definir onde você quer que sejam salvos todos os arquivos produzidos no Tuxpaint, desde os desenhos criados pelos alunos como os que o professor por ventura queira colocar para eles pintarem (como é neste caso). Isso é fácil se você tiver instalado o tuxpaint-config (um programinha a parte que ajuda a configura o Tuxpaint).

Antes crie dentro do home/usuario uma pasta específica para os desenhos do tuxpaint. No meu caso ficou assim:

home/usuario/ meusdocumentos/ desenhostuxpaint

Assim, precisa instalar no seu computador o tuxpaint-config

senão souber entra no blog na seção como instalar programas que explica como instalar qualquer programa, é fundamental que o professor do LIE saiba instalar seus programas

Abre o tuxpaint-config (Menu K --> Gráficos --> Tuxpaintconfig)

clique em saving, depois na opção use alternative save directory

e digite o caminho (no caso como chegar na pasta) no meu ficou assim

home/usuario/ meusdocumentos/ desenhostuxpaint

clique reset e depois em quit para sair

Se você for no Home (casinha) e for dar uma olhada vai ver que o computador criou também uma pasta dentro chamada saved

Pronto agora basta colocar o desenho no formato PNG dentro desta pasta que automaticamente o tuxpaint abre e as crianças podem pintar.

Presta atenção no caminho de novo, pois é vc quem cria. Novamente, eu criei uma pasta (desenhostuxpaint) dentro de meus documentos, então meu caminho ficou assim
homem/aluno/ meusdocumentos/ desenhos/ saved (precisa colocar todos os desenhos aqui).Fácil né!

E se eu tiver, uma figura no formato JPG. Basta entrar no GIMP (ja vem instalado dentro de gráficos no kurumin 7.0) e mandar salvar como PNG e pronto que o tuxpaint reconhece.

Um comentário:

Anônimo disse...

TRabalho informática na Educação Infantil. Estamos para implantar o software livre ?TuxPaint. Acho que suas dicas serão preciosas para adaptarmos, pois estou querenod ajustar os arquivos jpg. Abraço, Patricia.